Altominho.tv

Fundação Gil Eannes, FP comemora o 22º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana

Na sexta-feira, dia 31 de janeiro, a Fundação Gil Eannes, FP comemora o 22º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, que ocorreu no ano de 1998.

“No âmbito das comemorações, a Fundação tem programado diferentes iniciativas que vão decorrer durante o dia 31 de janeiro e o fim-de-semana (dias 01 e 02 de fevereiro)”.

Ao longo destes dias, haverá várias atividades.

No dia 31, o destaque vai para as visitas gratuitas ao Navio Museu e abertura de novos espaços museológicos, uma Sessão Comemorativa e apresentação do livro “Gil Eannes – Anjo do Mar” de João David Batel Marques e ainda a apresentação da encenação “Gil Santareno Eannes” pelo Teatro do Noroeste – CDV.

No sábado, dia 1 de fevereiro, haverá a apresentação do livro infantil “Mia a Bordo” de Francisca Lima, e à noite, a apresentação da encenação “Gil Santareno Eannes” pelo Teatro do Noroeste – CDV.

No domingo, dia 2 de fevereiro, terá lugar a apresentação da encenação “Gil Santareno Eannes” pelo Teatro do Noroeste – CDV.

A peça teatral “Gil Santareno Eannes”, com direção de Ricardo Simões, foi criada para assinalar o centenário do nascimento do dramaturgo Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário, também foi médico no Navio Hospital Gil Eannes entre 1958 e 1959, que inspirado na vivência a bordo, o Dr. Martinho do Rosário, enquanto Bernardo Santareno, eternizou a memória dos pescadores da frota bacalhoeira portuguesa, através da escrita de livros como Nos Mares do Fim do Mundo e de peças de teatro como O Lugre.

Os espetáculos realizam-se a bordo do Navio Museu, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro às 21h30 e no dia 2 de fevereiro às 19h00, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.

O Navio Gil Eannes após desempenhar a importante missão de apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, ficou durantes anos abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Após ser resgatado da sucata e receber obras de reabilitação foi aberto ao público como Navio Museu em 1998.

Ao longo desses 22 anos diversas obras de reabilitação foram feitas e novos espaços museológicos abertos ao público.

O Navio atingiu em dezembro de 2019, a marca histórica de um milhão de visitantes desde a sua abertura.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.