Altominho.tv

Movimento SOS Serra d’Arga quer reunir com autarquias para concertar novas estratégias contra o lítio

O Movimento SOS Serra d’Arga informou esta segunda-feira que solicitou audiências com cinco autarquias do Alto Minho para definir novas estratégias de contestação à prospeção e exploração de lítio.

Em comunicado enviado à imprensa, o movimento cívico adianta que “fez hoje um pedido de audiência aos presidentes de câmara de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira – concelhos abrangidos pela área prevista pelo Governo para o concurso público de prospeção, pesquisa e exploração de lítio – com o objetivo de concertar estratégias com as autarquias, no sentido de impedir o que consideram ser uma severa ameaça à sustentabilidade do território e economia desta região”.

De acordo com o grupo organizado de cidadãos, “a recente divulgação, por parte do ministro do Ambiente, das nove áreas nacionais destinadas a concurso público para a prospecção, pesquisa e exploração de lítio e outros minerais associados, confirmou a Serra d’Arga como uma das regiões implicadas, apesar da oposição das populações locais e da declaração conjunta de parecer negativo dos cinco municípios afetados”.

Na nota hoje enviada, aquela organização recorda ainda que tem desenvolvido diversas iniciativas de protesto, nomeadamente, caminhadas de reconhecimento no terreno, sessões públicas de esclarecimento às populações afetadas, participação em assembleias municipais e de freguesia, participação em debates e presença em programas televisivos.

Recentemente, alguns representantes do movimento cívico entregaram, na Assembleia da República, uma petição, com mais de 1.500 assinaturas, contra a proposta do Orçamento do Estado para abertura de concurso público de prospeção e exploração de minérios em nove zonas do país. O documento entregue em mãos à vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, foi aceite e será apreciado e discutido em plenário.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.