Altominho.tv

ADRIMINHO irá liderar Federação Minha Terra no triénio 2020-2022

A ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, representada por Ana Paula Xavier, passará a liderar a Federação Minha Terra no próximo triénio 2020-2022.

A Assembleia Geral, que elegeu os novos órgãos sociais, realizou-se na passada sexta-feira, dia 10 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda. A Direção da Minha Terra cumpre as disposições regulamentares e integra associados de todas as regiões NUT II.

Ao final da tarde teve lugar a tomada de posse dos órgãos eleitos, que incluiu intervenções de Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e de Ana Paula Xavier, Presidente eleita da Federação Minha Terra.

Na sua intervenção, a nova Presidente salientou os princípios LEADER de desenvolvimento local, que regem a Federação Minha Terra desde a sua constituição há 20 anos, os resultados alcançados pelas Associações de Desenvolvimento Local na implementação da abordagem, enquanto Grupos de Ação Local, mas também os desafios e constrangimentos que têm vindo a surgir, defendendo a necessidade de desenhar para o futuro período de programação instrumentos de apoio ao desenvolvimento local que vão ao encontro das necessidades, potencialidades e expetativas das comunidades. Ana Paula Xavier defendeu ainda as mais-valias de um instrumento plurifundo, mais simples e mais flexível.

Nessa mesma tarde realizou-se uma mesa redonda, subordinada ao tema “Desenvolvimento rural: desafios ganhos e caminhos a percorrer”, que contou com a participação de Fernando Martins, Diretor-Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020 e de Nelson Simões, empresário agrícola e beneficiário de apoios ao investimento através da estratégia desenvolvimento local dinamizada pela ADICES.