Altominho.tv
FUNDAÇÃO LA CAIXA

Monção integra itinerário do projeto educativo Creactivity

Monção vai acolher, entre os dias 6 e 7 de janeiro, o projeto educativo Creactivity, proporcionando a crianças e jovens, entre os seis e os 16 anos, atividades concebidas para “despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade”.

O projeto Creactivity, desenvolvido pelo BPI e a Fundação “La Caixa”, através do programa EduCaixa, apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel. O espaço dispõe de várias áreas para pôr em prática diferentes competências: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

O objetivo deste projeto itinerante é “fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples”. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

Caracterizado pelo seu componente lúdico e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática. Outras competências também são trabalhadas, como os hábitos de aprendizagem cooperativa, o auto-conhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

A unidade móvel vai estar instalada na Praça Deu-la-Deu, entre as 9h00 e as 12h00 e as 14h00 e 19h00.