Com organização do Município de Monção, a segunda edição do Congresso Municipal da Infância e da Juventude decorreu no passado dia 10 de maio, e teve como tema a Diversidade, Equidade e Inclusão. Reuniu várias entidades e especialistas na matéria, focando o valor e o respeito pela diferença e pela garantia dos direitos.
No período da manhã, realizaram-se dois painéis, focados em “O caminho para a inclusão na Escola: Que Desafios?” e “Igualdade de oportunidades na comunidade: Espaço(s) para Todos”. À tarde, decorreu o terceiro painel, abordando “Políticas Transformadoras: A Riqueza da Diversidade”.
“Desta forma, o Município de Monção reafirma o seu compromisso com os princípios da diversidade, equidade e inclusão, reconhecendo a importância de construir uma sociedade mais justa, representativa e coesa, onde todos e todas têm oportunidades iguais de participação e crescimento, tendo a infância e a juventude como protagonistas”, refere a autarquia.
No encerramento do congresso, o público teve o privilégio de ouvir António Sampaio da Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, com a palestra “Educar em comum para uma humanidade comum”.
O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, reafirmou o firme compromisso do Município com a inclusão e a não-discriminação, seja em função da deficiência, da raça e da nacionalidade.