O cozido à portuguesa é a especialidade gastronómica em destaque na primeira edição do evento “O Campo em Festa”, que vai decorrer nos dias 25 e 26 de janeiro.
A iniciativa, organizada pela União de Freguesias dos Anhões e Luzio, em Monção, tem como objetivo “promover tradições antigas, dando valor ao que é feito nas aldeias rurais”. Trata-se de “uma festa à moda antiga”, com “comida caseira e tradicional, música popular portuguesa, atividades ao ar livre, jogos e brincadeiras”, explica a organização.
A receita para este fim de semana gastronómico conjuga “carne de vaca da raça Barrosã, carne de galinha caseira, carne de porco, batata, cenoura, couve-galega, presunto, chouriço de sangue e chouriço de carne”.
“Há muitas variações e formas de preparar o Cozido à Portuguesa, mas a nossa tem detalhes que dão ao nosso cozido um sabor único, aconchegante e muito apreciado”, defende a organização, acrescentando que “a diferença está na implementação de processos que respeitam a envolvente natural, desde a criação ao cuidado, passando pela confeção dos produtos usados, até ao seu consumo final”.
Para a concretização do certame, foram plantados campos de couve-galega e batata, criadas 200 galinhas, dezenas de porcos e uma vaca barrosã. “É um evento com produtos exclusivamente da terra”, garante o presidente da Junta, Amâncio Alves.
Com acesso gratuito, o evento vai ter lugar numa carpa aquecida, com 2.000 metros quadrados e capacidade para 117 mesas, instalada no recinto do Senhor do Bonfim. Ainda neste espaço, estarão expositores com produtos locais e regionais, onde é possível degustar outros pratos típicos.
A primeira edição do “Campo em Festa” procura ainda “promover o património cultural das duas freguesias”. “Sendo o primeiro evento gastronómico do ano no concelho de Monção, queremos aproveitar para dar a conhecer as nossas tradições e os eventos que queremos dinamizar ao longo do ano”, conclui Amâncio Alves.
A abertura oficial está marcada para sábado, dia 25, às 10h30.