Altominho.tv

Castro Laboreiro vai queimar o Ano Velho

A tradição da Queima do Ano Velho volta a animar as ruas de Castro Laboreiro, em Melgaço. No dia 30 de dezembro, o povo sai à rua e despede-se, em ambiente de grande folia, do Ano Velho.

A tradicional queimada galega e os sons celtas, muito assentes nas tradicionais gaitas de foles, serão trazidos para este evento, relembrando tempos idos: na esperança de um ano melhor queima-se a figura do pai velho e deixam-se votos de um excelente 2020.

A iniciativa, organizada pela JUST NATUR – Events & Experiences in Nature, com o apoio da Câmara de Melgaço e da União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, tem início às 23h00, com concentração junto ao posto de turismo e igreja no centro da vila de Castro Laboreiro.

“Vamos espantar a noite e o frio com sonoridades de outrora muito ligadas à proximidade com a vizinha Galiza. Assim, as gaitas de foles marcarão presença nas ruas de Castro Laboreiro e contaremos também com algumas surpresas e animação teatral ao longo de todo o percurso, onde o bom humor surpreenderá os participantes”, adianta Sónia Nogueira, da organização do evento.

O ponto alto do evento culmina com a Queima do Boneco do Ano Velho num misto de simbolismo e animação onde será encenada a despedida do Ano Velho.

“Deixaremos em 2019 tudo de mau fazendo votos para que 2020 nos traga toda a sorte, saúde e fortuna que tanto desejamos”, explica a responsável. “De seguida, a nossa Bruxa “Meiga Mariluche” provocará arrepios de encanto e terror nos participantes com o seu afamado esconjuro e Queimada Galega, que será dada a provar aos participantes para que, assim, queimem todo o mal e se purifiquem completamente.”

O grupo “Os Rampeiros” vão ainda protagonizar um momento de música ao vivo nesta iniciativa que visa “animar Castro Laboreiro e abre a possibilidade gratuita a todos os que se queiram juntar à festa”.

Trata-se de “um encontro de culturas e de gerações que promete animar a noite de 30 de dezembro”, conclui a organização.