Altominho.tv

Monção instala posto de carregamento para veículos elétricos

O primeiro posto de carregamento para veículos elétricos da rede pública Mobi.e foi instalado, esta quinta-feira, em Monção.

Localizado no parque de estacionamento do Porcalho, às portas do centro histórico, o posto de carregamento compreende dois pontos (tomadas), encontrando-se devidamente identificado com sinalização vertical e espaço adequado para carregamento de dois veículos em simultâneo.

A entrada em funcionamento deverá acontecer no decorrer da próxima semana, após certificação da entidade inspetora.

Para o autarca monçanense, António Barbosa, a opção elétrica nos automóveis “constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões atuais do aquecimento global”, valorizando “a qualidade do ar que respiramos” e minimizando “a dependência indesejável dos combustíveis fósseis”.

“O posto de carregamento representa uma vantagem para os proprietários de automóveis elétricos do nosso concelho que, desta forma, passam a dispor de um posto de carregamento próximo”, sublinha o município na nota enviada à imprensa, acrescentando que é “algo que não acontecia até ao momento, criando algumas adversidades aos utilizadores”.

O município considera ainda que “a circulação em veículos elétricos constitui um valioso contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte”. Um contributo que, segundo a autarquia, vai “crescer à medida que a autonomia dos veículos elétricos aumente”.