Altominho.tv

Concluídas obras na ponte sobre o rio Coura, em Caminha

A Infraestruturas de Portugal anunciou, esta sexta-feira, a conclusão de obras de 1,5 milhões de euros na ponte sobre o rio Coura, em Caminha, da linha ferroviária do Minho, para “garantir a segurança” da estrutura metálica, de via única, datada de 1879.

Em comunicado, a IP explicou que a intervenção de proteção anticorrosiva da ponte do Coura incluiu a decapagem integral da ponte com jato de areia, para remoção de toda a tinta existente, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta”.

Além destes trabalhos, especificou a IP, “foi efetuada a substituição integral do carril e travessas de madeira na ponte, bem como a substituição e reparação de peças metálicas rebitadas”.

A “complexidade” desta intervenção, iniciada em junho, implicou “a colaboração de distintas equipas de trabalho da empresa, que, com o seu ‘know-how’, empenho e articulação, permitiu executar os trabalhos sem comprometer a circulação regular de comboios e cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos”.

A realização da empreitada “contou ainda com o apoio da Polícia Marítima (PM) de Caminha que assegurou os necessários procedimentos de segurança e apoio à navegação, nomeadamente na emissão de avisos”.

A ponte sobre o Coura “foi uma das primeiras obras realizadas pela Casa Francesa Fives-Lille”. Tem uma tem uma extensão total de 164,210 metros, e um tramo central de 60 metros, com dois dos seus pilares fundeados a 10 e 17 metros de profundidade.

“Em 1999, de modo a adequar a ponte a maiores cargas, foi desenvolvido um projeto de reforço total que, atendendo a relevância da obra de arte – de elevado valor estético e significado histórico – acautelou a preservação das suas características e identidade, reabilitando-a através da criação de uma nova estrutura, sem esconder a original, e que através da aplicação de cores contrastantes permite facilmente identificar as duas”, refere a nota da Infraestruturas de Portugal.