Altominho.tv

Alunos do 1º ciclo participam em atividades experimentais

Os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em Caminha, já estão a usufruir das “Atividades Experimentais – Vida ao Microscópio”, uma das ações do projeto School4All que o município implementou e cujo objetivo é promover o sucesso escolar no concelho.

Depois da implementação da plataforma digital “Caminha Âncora do Saber”, da entrega de mais de 100 kits experimentais nas escolas, da constituição da equipa multidisciplinar e do apetrechamento das salas de futuro, estão agora a ser promovidas atividades experimentais dirigidas às crianças do 1º ciclo.

Até ao dia 29 de novembro, a equipa do School4All-Caminha vai passar pelos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho e promover estas atividades com as turmas selecionadas pela própria escola.

Esta ação insere-se nos subprojetos Terra Educa – Caminha para a sustentabilidade e Experimenta brincando e aprende experimentando e tem como objetivos “fomentar a prática experimental com os alunos e dar uso aos kits experimentais disponibilizados pelo município, no âmbito das ciências gerais, biologia, química, natureza e ambiente”, explica o município na nota enviada à imprensa.

O projeto global visa “melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, de forma a promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de insucesso e abandono, isto é, investir na redução e prevenção do abandono escolar precoce e no estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária”.

“Este projeto tem como metas atingir o envolvimento de todos os níveis de ensino (desde o pré-escolar até ao ensino secundário); a implementação de 100% das medidas de cada operação; a redução, em pelo menos 15%, dos alunos com níveis inferiores a 3 e a redução, em pelo menos 25%, da taxa de retenção e desistência”, lê-se naquela nota.

O School4All resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetido ao eixo prioritário 8: educação e aprendizagem ao longo da vida, no montante 265.905 euros, sendo cofinanciado em 85% pelo Fundo Social Europeu.

O município de Caminha assume a restante quantia, afirmando tratar-se de “um investimento na educação das crianças do concelho, que ultrapassa os 250 mil euros”.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.