Altominho.tv
SAPO DESPORTO

Câmara de Viana “louva” empenho de Joaquim Gomes na dinamização da Volta a Portugal

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao diretor da Volta a Portugal em bicicleta pelo “empenho” de Joaquim Gomes em manter a passagem da prova pela capital do Alto Minho.

“Tendo em conta que o ciclismo se assume como uma modalidade com preponderância no panorama desportivo do concelho, e considerando que, desde 2009, após um interregno de 18 anos, a passagem da Volta a Portugal em Viana do Castelo é uma realidade muito por força do empenho de Joaquim Gomes, o executivo municipal pretende, assim, destacar o trabalho e o esforço do ex-ciclista em prol da dinamização do ciclismo vianense”, pode ler-se na proposta apresentada pelo autarca José Maria Costa, e aprovada por unanimidade.

O voto de louvor, proposto no período antes da ordem de trabalhos e que destaca ainda os “excelentes resultados desportivos”, refere que o nome do diretor da Volta a Portugal “é um dos mais importantes do ciclismo português, tendo participado em 18 edições da Volta a Portugal, prova que venceu por duas vezes, em 1989 e em 1993”.

“Depois de terminada a carreira de ciclista profissional, Joaquim Gomes passou, em 2009, a desempenhar o cargo de diretor da Volta a Portugal em Bicicleta, estando assim a assinalar-se os 30 anos da sua primeira vitória na prova e 20 anos enquanto diretor da Volta”, adianta a proposta da maioria socialista que sustentou a atribuição do voto de louvor.

Joaquim Gomes iniciou o seu percurso enquanto ciclista no clube de Carnide, em Lisboa, tendo representado a instituição entre 1981 e 1985, antes de se tornar profissional ao serviço do Sporting.

Na sexta-feira, a 81ª Volta a Portugal em bicicleta vai iniciar-se em Viana do Castelo. A oitava etapa vai ligar a capital do Alto Minho a Felgueiras.

A partida de Viana do Castelo está marcada para as 13h20, chegando a Felgueiras pelas 17h24, depois de percorrida uma distância de 156,6 quilómetros.