Altominho.tv

Viana do Castelo aprova investimentos 3,2 ME em água e reabilitação de estradas

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, investimentos no valor global de mais de 3,2 milhões de euros no abastecimento de água em baixa e na reabilitação da rede viária de várias freguesias do concelho.

O executivo municipal aprovou a abertura do concurso público, por 1,5 milhões de euros, da empreitada de distribuição de água, em baixa, às freguesias Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo explicou que aquele investimento, sujeito a candidaturas ao programa PO SEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos) destina-se a “acompanhar o grande investimento que a empresa Águas do Norte está a fazer na instalação de redes de abastecimento, adutoras e reservatórios de água para servir uma área significativa do concelho”.

Já a empreitada requalificação de dez “estradas municipais e estradas nacionais que foram desclassificadas”, prevê um investimento “no valor de 1,7 milhões euros”.

“Temos instalado no concelho um programa de monitorização feito pelos serviços técnicos do departamento obras que vai identificando as estradas a apresentar alguma degradação. Todos os anos reabilitamos a rede viária municipal para garantir segurança rodoviária”, sustentou José Maria Costa.

O executivo municipal aprovou também adjudicar a compra, por 243.500 euros, de um camião combinado para lavagem de contentores com sistema de elevação por carga lateral, à empresa Auto-Sueco Portugal-Veículos Pesados.

A abertura do concurso público para a aquisição daquele equipamento foi aprovada, em reunião camarária, em dezembro de 2018.