Altominho.tv
CMVC

Concurso ao cartaz da Romaria d’Agonia com setenta e cinco propostas

Setenta e cinco propostas nacionais apresentaram-se este ano ao concurso para a conceção do cartaz da edição 2019 das festas da Senhora d’ Agonia, em Viana do Castelo

Segundo o presidente da Comissão de Festas d’Agonia, António Cruz, “as propostas são maioritariamente de Viana do Castelo, mas há também trabalhos de Coimbra, Braga, Porto e Lisboa”. O vencedor do concurso que começou a 01 de março e terminou a 30 de abril, será conhecido no próximo dia 31 de maio.

Este ano, a comissão de festas da Romaria d’Agonia, decidiu não estabelecer tema para a elaboração do cartaz, “deixando falar mais alto a criatividade” dos concorrentes.

“Todos os anos há um tema base, obrigatório, que anuncia a Romaria em todo o mundo. Este ano, decidimos dar criatividade total, sem qualquer requisito obrigatório, além de, como é óbvio, ter de retratar a Romaria e tudo à sua volta”, explica a comissão de festas em nota enviada à imprensa aquando do início do concurso.

De acordo com o regulamento publicado no sítio de internet da VianaFestas, entidade que organiza a romaria da capital do Alto Minho, cada concorrente, nacional ou estrangeiro, podia apresentar até duas propostas de cartaz.

Em 2018, a beleza da mulher e do traje regional do concelho foi o tema escolhido para o concurso que recebeu 65 propostas.
Em edições anteriores, o concurso incluía o “espírito” da festa datada da primeira década do século XX, “a alegria e a vida” que caracterizam a romaria e a imagem da capela da Senhora d’Agonia, a santa padroeira dos pescadores.

De acordo com o regulamento, “o concurso vai selecionar um cartaz original que divulgue a romaria Senhora d’Agonia a nível nacional e internacional”, sendo aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”.
O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas, até à publicação das mesmas na exposição dedicada ao efeito”, pelo que os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio”.

Nos critérios de avaliação, o júri, composto por nove elementos, vai premiar a “adequação, a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.
O vencedor receberá “um prémio de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa”. Recorde-se que desde 2010, o cartaz oficial da Romaria d’Agonia é escolhido através de concurso.

Tal como a Altominho.tv já noticiou, o par de dançarinos de folclore que, em 1959, deu o rosto ao primeiro cartaz ilustrado com fotografia da Romaria d’Agonia, preside, este ano, à comissão de honra das festas.

A presidência da comissão de honra da Romaria d’Agonia é uma função que, por inerência, cabe ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, mas que há mais de duas décadas é delegada em figuras que “contribuem para a promoção do concelho e das festas”.