Trompete concebido em Viana conquista prémio internacional de Design

Almada Trumpet idealizado por Ermanno Aparo, docente do Politécnico de Viana do Castelo, conquista prémio no “A’ Design Competition”, considerado um dos 5 maiores certames do mundo do Design e que atribui 3 prémios na categoria dos instrumentos musicais.

O projeto de investigação de pós-doutoramento, do professor Ermanno Aparo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, “Almada Trumpet” acabou por ser distinguido com o silver A’ Design Award.

Destaque para o facto de ser a primeira vez que Portugal conquista um prémio na categoria do Design de Instrumentos musicais neste género de eventos.

Almada Trumpet

O Almada Trumpet foi idealizado pelo professor Ermanno Aparo, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e a sua construção envolveu 12 empresas portuguesas, desde a área da filigrana à metalomecânica. Desenvolvido no âmbito do projeto de investigação de pós-doutoramento do docente que leciona na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, sublinha que o Almada Trumpet, assim batizado, alia a tecnologia de ponta, utilizando máquinas de controlo numérico ou impressoras 3D, a acabamentos e técnicas pouco comuns no âmbito da produção deste tipo de instrumentos de sopro”.

Iniciado há quase três anos no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, que detém um pólo no IPVC, o projeto contou com a orientação do departamento de Música da Universidade do Minho”.

“Desde a década de 70 que não se fazem trompetes em Portugal. Este é um exemplo de como a investigação de referência, articulada entre o ensino politécnico e o ensino universitário, não tem medo de se envolver com o mundo empresarial, determinando a qualidade do produto nacional e demonstrando que o que é nacional soa bem”, disse, adiantando “existirem manifestações de interesse no instrumento com origem no Japão, Israel, EUA, Brasil, Argentina e Grécia”.

Para “validar o processo de criação, o trompete foi testado por 25 trompetistas de música clássica e de música jazz de Portugal, entre eles Luís Granjo, da Orquestra Sinfónica da Casa da Música, Pedro Monteiro, da Orquestra Sinfónica Portuguesa, João Moreira, professor na Escola Superior de Música de Lisboa, e António Silva, trompetista e professor na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo”.

O projeto “já foi apresentado em eventos científicos em Portugal e no Brasil, para além de outros eventos, como recentemente no Encontro Nacional de Estudantes de Design onde esteve lado a lado com a primeira guitarra do mundo feita em cortiça, um projeto de um aluno do IPVC igualmente orientado pelo docente Ermanno Aparo.

Poderá aceder a mais informação na “Design Presentation Page”:
//competition.adesignaward.com/gooddesign.php?ID=76039

 

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com