Charutos dos Arcos - Arcos de Valdevez

Alto Minho tem 20 doces candidatos às 7 Maravilhas

Entre as 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal já foram apurados 420 candidatos. No Alto Minho foram selecionados 20 doces dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Na primeira fase eliminatória do concurso, o painel de especialistas votou e identificou os 420 doces que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Dentro das diferentes categorias do concurso, a região do Alto Minho apresenta doces festivos, doces de território, doces de inovação, biscoitos e bolos secos, doce de colher e doce à fatia, bolo de pastelaria e doces de fruta e mel.

De acordo com o regulamento do concurso, os 420 doces apurados a nível nacional serão reduzidos a sete por distrito ou região autónoma, num total de 140 doces que vão ser revelados a 7 de maio e serão depois votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa, sairá um pré-finalista que passa às semifinais.

“A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação”, explicou Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, acrescentando que “o papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”.

A novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais que se vão realizar nos dias 24 e 31 de agosto e serão transmitidas direto na RTP1. Em cada semifinal são apurados os 7 doces com mais votos contabilizados.

A gala final decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Notícia atualizada às 15h50 de 18 de abril de 2019

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com