CM VIANA DO CASTELO

Obras de requalificação do Teatro Sá de Miranda concluídas esta semana

A empreitada de requalificação do Teatro Municipal Sá de Miranda, num investimento de 150 mil euros, estará concluída até ao final desta semana, segundo comunicado divulgado hoje pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A obra incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco, o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior, a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura, bem como obras de conservação no interior do segundo piso.

Já no interior do teatro, as obras incluíram o tratamento, reparação e pintura de tetos e paredes nos corredores adjacentes às frisas no segundo piso e ainda o tratamento e envernizamento do pavimento de soalho nos corredores adjacentes às frisas no segundo piso.

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de abril de 1885 e a sua construção deveu-se ao esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense, com o objetivo de construir um edifício civilizador.

É um teatro à italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes. O Pano de Boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, uma imagem do céu em trompe l´oeil, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com