Altominho.tv

Melgaço promove caminhada internacional pelas pesqueiras do rio Minho

Melgaço vai promover, no dia 31 de março, uma caminhada temática pelas margens do rio Minho, guiada por pescadores de Melgaço e de Arbo, na Galiza.

Em comunicado, o município explica que “os participantes terão a oportunidade de assistir a uma simulação da pesca da lampreia e conhecer mais sobre esta arte ancestral”.

“Ao longo do percurso, os pescadores irão contar histórias e curiosidades sobre a arte da pesca artesanal, da escalada da lampreia e das construções milenares existentes nas duas margens, bem como explicar o processo de desenvolvimento das redes de pesca, simulando a pesca da Lampreia”, adiantam.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, junto à Casa da Cultura, com partida para o rio Minho, onde terá início o percurso de seis quilómetros.

A iniciativa inclui ainda uma visita ao Centro de Interpretação da Lampreia ‘ARABO’, na localidade de Arbo, e a degustação da lampreia do rio Minho, acompanhado de vinho Alvarinho das adegas de Melgaço e Arbo.

As inscrições estão a decorrer e são limitadas. A atividade tem um custo de cinco euros por pessoa.

A ação, realizada em parceria com o concelho de Arbo, com a Melgaço Radical, com as associações “A Batela”, “Vaguarda”, “Arrepions”, a Associação dos Pescadores de Arbo e com os Bombeiros Voluntários de Melgaço, insere-se no programa da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, que, até dia 15 de abril, é promovida pela ADRIMINHO e pelos seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.