Altominho.tv
PIXABAY

Vila Nova de Cerveira investe 145 mil euros na prevenção de incêndios

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai investir, este ano, 145 mil euros na prevenção de fogos, a aplicar numa área de 650 hectares, ao abrigo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).

O presidente da câmara, Fernando Nogueira, explicou que daquele montante, 25 mil euros serão suportados pelo município, destacando, entre ações previstas, “a intervenção em 25 hectares dos polígonos industriais e equipamentos de recreio do concelho” e “a criação de hectares de rede viária florestal”.

O autarca referiu que o investimento previsto para este ano tem “como parceiros o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Infraestruturas de Portugal (IP), EDP, entidades gestoras e privados” e, como objetivo, “aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais”.

Fernando Nogueira, que falava a propósito da versão final do PMDFCI enviada na quarta-feira para publicação em Diário da República, salientou que, ao abrigo daquele documento que vigorará por um período de dez anos, serão criadas, por ano, até 2028, uma média de 500 hectares de faixas de gestão de combustível e de 50 quilómetros de rede viária municipal”.

O plano agora enviado para publicação em Diário da República recolheu “parecer favorável vinculativo pelo ICNF e foi ratificado pela Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira”.

“Este documento visa estabelecer a estratégia municipal de defesa da floresta contra incêndios, através da definição de medidas adequadas para o efeito e do planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades”, sustentou.

Já em 2018, o município “interveio numa área correspondente a 110 hectares, através da limpeza de faixas de gestão de combustível nas freguesias consideradas prioritárias, da beneficiação de pontos de água, da limpeza de caminhos florestais e da abertura de corta-fogos, num investimento superior a 150 mil euros”.

Fonte: Lusa

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com