Altominho.tv

Viana investe mais de 1,1 ME na requalificação de espaços públicos da cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou por unanimidade um investimento de mais de 1,1 milhões de euros na requalificação de duas ruas e um largo da cidade.

Em causa está a reabilitação das ruas Cidade de Recife e Zinguinchor e do Largo João Tomás da Costa, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Portugal 2020, que prevê um investimento global de 22 milhões na requalificação da área urbana cidade”.

Aquele programa visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.

O executivo aprovou também por unanimidade a abertura de um concurso público e a nomeação do júri daquele procedimento que visa a execução de um projeto de promoção da sustentabilidade energética em infraestruturas de sistemas de iluminação pública, num investimento superior a 1,9 milhões de euros.

De acordo com a candidatura apresentada pela autarquia a fundos comunitários, o projeto prevê “a substituição, em todo o concelho, de 5.878 pontos de iluminação pública existentes, por outros tantos de tecnologia LED”.