Altominho.tv

Melgaço e Viana do Castelo distinguidos como municípios amigos do desporto

Os municípios de Melgaço e Viana do Castelo foram dois dos vencedores nacionais dos prémios “Município Amigo do Desporto 2018”, que reconhecem as boas práticas na área do desporto e da atividade física. Em todo o país, foram distinguidos 88 municípios.

O prémio é atribuído desde 2016 pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e pela Cidade Social e visa distinguir os municípios pela sua “intervenção no desenvolvimento desportivo, nos resultados obtidos e na adoção de processos de melhoria contínua” nos seus territórios. É uma forma de “reconhecimento desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos, assim como a identificação e difusão de práticas de gestão implementadas pelas autarquias”.

Os municípios foram avaliados tendo em conta diversos fatores, como a organização desportiva, instalações, eventos realizados, programas de atividade física e desportivos, estratégias e práticas de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Segundo o responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, “este programa parte do pressuposto de que o desporto e a atividade física são fatores de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando a prática regular de atividade física e o desenvolvimento desportivo português”.

Desde a sua criação, este galardão distinguiu municípios de diferentes zonas do país. Em 2017, Viana do Castelo já tinha recebido o galardão de “Município Amigo do Desporto”.

A distinção vai permitir que estes concelhos participem em várias atividades ao longo de 2019, sendo uma forma de partilhar as boas práticas desportivas e de as melhorar, tendo acesso a várias formações da área.

Os outros municípios distinguidos foram Águeda, Albergaria-a-Velha, Albufeira, Alcanena, Alcoutim, Alfândega da Fé, Almodôvar, Angra do Heroísmo, Barcelos, Boticas, Bragança, Câmara de Lobos, Castro Daire, Chamusca, Cinfães, Coruche, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Góis, Grândola, Guimarães, Horta, Ílhavo, Lagoa Algarve, Lagoa, Açores, Lamego, Leiria, Loulé, Lousã, Lousada, Madalena, Mafra, Maia, Matosinhos, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Mirandela, Montemor-o-Velho, Moura, Nazaré, Óbidos, Odemira, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ourém, Pombal, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Portimão, Porto Moniz, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Rio Maior, S. João da Madeira, Santarém, Santo Tirso, São Roque do Pico, Seia, Setúbal, Sever do Vouga, Silves, Sines, Soure, Tábua, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vagos, Vale de Cambra, Valpaços, Viana do Alentejo, Vila de Rei, Vila do Conde, Vila do Porto, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Viseu.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!