Altominho.tv

‘Semana da Diferença’ em Paredes de Coura envolve toda a comunidade

Paredes de Coura está a ser palco de várias iniciativas no âmbito da ‘Semana da Diferença’, que se assinala de 2 a 7 de dezembro em vários espaços da vila.

Promovida pelo Município de Paredes de Coura, em parceria com o projeto Couracção (CLDS), o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, o Agrupamento de Escolas, o OUSAM – Organismo Utilitário Social de Apoio Mútuo e a EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, o objetivo da ‘Semana da Diferença’, explica a vereadora da Educação e Ação Social, Maria José Moreira, é “promover a cidadania e o respeito pelo outro”.

“Queremos envolver toda a comunidade e alertar para a importância de valorizar e respeitar as diferenças”, adianta.

Com atividades ao longo de toda a semana, numa parceria entre instituições locais, a ‘Semana da Diferença’ é dedicada às pessoas com deficiência e a comunidade educativa é um dos públicos privilegiados.

A história do ‘Elefante Elmer’, um elefante diferente, foi o tema para a apresentação e exploração da história junto da comunidade socioeducativa, mas também a construção dos elefantes Elmer pelos grupos dos Jardins de Infância do OUSAM, Jardins de Infância e CAO da Santa Casa da Misericórdia, Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas, Escola Básica do 1º Ciclo, Escola Básica e Secundária e Escola Profissional EPRAMI.

Já o espetáculo ‘Caixa dos Sonhos’ e as Danças Inclusivas, pelos utentes e profissionais do CAO de Paredes de Coura, foram complementados com a palestra ‘A diferença na família’, conduzidas por Miguel Palha, Maria João Palha e Francisca Palha, do Diferenças, Centro de Desenvolvimento Infantil.

A música integra esta ‘Semana da Diferença’, com a apresentação alusiva à diferença, pelos alunos do Ensino Articulado (Academia de Música de Viana do Castelo), enquanto os alunos e professores da EPRAMI promovem o jogo interativo sobre Direitos Humanos.

Também a comunidade local é sensibilizada para a promoção da cidadania através do projeto ‘Árvore dos Valores’, com os alunos da Escola Básica e Secundária a propor aos comerciantes e restante população uma pequena participação num jogo simbólico, onde são abordados os valores de cidadania, com vista à construção de uma árvore natalícia pelos alunos da escola.

Estas ações de sensibilização estendem-se ainda à restante comunidade junto das unidades industriais locais sediadas nos parques de Formariz e Castanheira, com ações de sensibilização sobre a igualdade e inclusão a decorrer nas empresas.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!