Altominho.tv
TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL

IX Simpósio Ibérico apresenta quarenta comunicações sobre o rio Minho

Cerca de uma centena de investigadores e técnicos portugueses e espanhóis voltam a reunir-se em Vila Nova de Cerveira, para debater e sensibilizar para a importância da preservação do património natural associado ao rio Minho. Entre esta sexta-feira e sábado, estão a ser apresentadas cerca de 40 comunicações, algumas de projetos nacionais e europeus em curso, no IX Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho.

Com periodicidade bienal, o Simpósio Ibérico procura ser um espaço de encontro e de intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre o rio Minho, destinado a investigadores, professores, alunos do ensino universitário e politécnico, estudiosos, autoridades marítimas e profissionais da atividade da pesca dos dois lados da fronteira.

Esta 9ª edição reúne cerca de 40 comunicações em áreas como os Recursos Naturais, Atividade Humana e Educação Ambiental que vão ser explanadas ao longo de dois dias no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

O evento culmina, no sábado à tarde, com um espaço reservado à comunidade em geral e no âmbito do projeto POCTEP MigraMiño-Minho é discutida a conectividade fluvial e a harmonização da legislação luso-espanhola da pesca, com a presença de agentes regionais.

O Simpósio Ibérico sobre a Bacia hidrográfica do Rio Minho é organizado pelo Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, com coorganização do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), da Universidade do Porto.