Altominho.tv

Obras de 700 mil euros na ecovia do Litoral Norte em Caminha inauguradas no sábado

As duas empreitadas de construção de troços da futura Ecovia do Litoral Norte, em Caminha, vão ser inauguradas no sábado, num investimento de cerca de 700 euros a cargo da Polis Litoral Norte, informou hoje aquela sociedade.

O investimento de cerca de 700 mil euros é cofinanciado pelo programa Norte 2020, sendo que a intervenção incluiu a “execução de duas empreitadas de construção de troços da futura Ecovia do Litoral Norte, que permite agora a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, entre a freguesia de Moledo e o Pinhal da Gelfa, na freguesia de Âncora, numa extensão total de aproximadamente 5.750 metros”.

A obra sobre o rio Âncora constitui “a segunda fase da empreitada Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”, realizada no âmbito da Polis Litoral Norte. A primeira fase, o troço entre a Capela de Santo Isidoro e as Camboas, permitiu a ligação de Moledo a Vila Praia de Âncora.

O anúncio de que este troço de ecovia teria o nome de Francisco Sampaio foi feito em junho de 2017, pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, durante uma cerimónia de homenagem ao antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), natural daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, a propósito dos seus 80 anos.

A inauguração do Passeio Francisco Sampaio deverá contar com a presença das secretárias de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A Sociedade Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de aproximadamente 30 quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural Litoral Norte.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!