Altominho.tv

Quase todas as regiões do país em risco muito elevado de exposição aos UV

Quase todas as regiões de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Vila Real, Viseu, Coimbra, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro) e ainda Funchal e Porto Santo (arquipélago da Madeira) e a ilha das Flores (grupo ocidental dos Açores).

Os distritos de Aveiro, Porto e Bragança, no continente, e as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, nos Açores estão hoje em risco elevado de exposição à radiação UV.

Viana do Castelo é hoje o único distrito em risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira ao longo do dia.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada e vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte do quadrante norte nas terras altas a partir da tarde.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro e em Portalegre) e as máximas entre os 22 graus (em Aveiro) e os 37 (Évora, Beja e Castelo Branco).

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até ao início da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, sendo moderado a forte do quadrante leste nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus.

O IPMA prevê hoje para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental dos Açores) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, em geral fracos e vento nordeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora, rodando para leste.

Para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira (grupo central) o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, que poderão ser pontualmente fortes na Terceira., possibilidade de trovoada e vento leste bonançoso a moderado.

Para as ilhas de S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento leste bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 27 graus, na Horta entre os 20 e os 28, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 26 e em ponta Delgada 20 e os 27.