Altominho.tv

Incêndios: Plano de Fogo Controlado do Alto Minho testado em 12 hectares

O Plano Regional de Fogo Controlado (PRFC) do Alto Minho foi testado em cerca de 12 hectares de três concelhos da região com o objetivo de criar uma faixa de proteção a aglomerados rurais, informou hoje a Comunidade Intermunicipal.

O teste concretizou-se ao longo de dez dias de maio, tendo as primeiras ações decorrido nos concelhos de Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, com o objetivo de realização de uma queima-piloto para a proteção de zona de interface-urbano-florestal e em Pontos Estratégicos de Gestão (PEG)”.

As queimas prescritas, integradas no PRFC, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em parceria com os Municípios do território, “permitiram a intervenção, com fogo dentro da prescrição técnica e ecológica em cerca de 12 hectares”.

A intervenção teve como o objetivo a criação de uma faixa de proteção ao aglomerado rural “que ciclicamente sofre o efeito de grandes incêndios florestais recorrentes”.

O PRFC “visa um trabalho intermunicipal de uso do fogo para implementar as ações previstas nos planos municipais e no plano regional, mediante uma ação integrada e de reciprocidade, envolvendo os técnicos dos gabinetes técnicos florestais e serviços municipais de proteção civil, bem como as unidades de combate existentes (sapadores florestais e bombeiros voluntários, entre outros) e os respetivos baldios, pastores e associações de caça”.

As ações promovidas pelos municípios, com o apoio de diversas Juntas de Freguesia, foram realizadas pelos técnicos dos municípios de Paredes de Coura, Valença e de Vila Nova de Cerveira, com o apoio técnico da CIM Alto Minho, contando ainda com o apoio das equipas de extinção dos corpos de bombeiros voluntários e das equipas de sapadores florestais daqueles municípios”.

A CIM do Alto Minho, com sede em Ponte de Lima, integrada os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço).