Altominho.tv

Distrito de Viana tem 12 praias com “Qualidade de Ouro”

A associação ambientalista Quercus atribuiu este ano a classificação “Qualidade de Ouro” a 390 praias portuguesas. Destas praias, 12 são no distrito de Viana do Castelo.

Entre as 390 estâncias balneares identificadas em Portugal, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”. Em comparação com 2017, há menos seis praias galardoadas.

Em Caminha, foram classificadas as praias de Modelo, do Forte do Cão e de Caminha e, em Viana do Castelo, as praias de Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Praia Norte e Paçô. Das 12 praias galardoadas no distrito, nove são na costa e três são de transição.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza classifica as águas balneares em Portugal com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente e tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Segundo a associação, o objetivo desta iniciativa é “realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”.

A época balnear de 2018 arrancou esta terça-feira, mas “a maioria das praias inicia a sua época balnear a partir de 1 de junho”, indicou a associação.