Altominho.tv

Cerca de nove mil alunos de 80 escolas de Viana envolvidos na promoção da leitura

Cerca de nove mil alunos e 150 professores de 80 escolas públicas e privadas, do pré-escolar ao ensino secundário de Viana do Castelo, vão participar este ano na iniciativa “Contornos da Palavra”, apresentada hoje pela câmara local.

A vereadora com os pelouros da Educação e Cultura, Maria José Guerreiro, apontou como “novidades” da nona edição a abertura do projeto de promoção da leitura ao público e a atribuição de um tema específico, que em 2018, é “Transgressões”.

A responsável disse tratar-se de uma homenagem a Almada Negreiros, no ano em que se celebram os 125 anos do nascimento do artista português, “com muitas ligações a Viana do Castelo”.

“Foi homem total enquanto artista, com uma atitude muito transgressora, de rutura que marca todas as suas obras”, justificou Maria José Guerreiro.

A edição 2018 dos “Contornos da Palavra” vai decorrer entre os dias 23 de fevereiro e 03 de março
O projeto de promoção da leitura, organizado pela autarquia, em parceria com os agrupamentos e a rede de bibliotecas escolare, “pretende proporcionar aos alunos o contacto com a palavra nas suas diferentes vertentes, desde a escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada ou desenhada”.

O programa, hoje apresentado em conferência de imprensa realizada na biblioteca municipal, que hoje celebra os 130 anos da sua fundação, inclui espetáculos, sessões nas escolas com a presença de escritores, um encontro de bibliotecas escolares e ‘workshops’ para formação de professores, entre outras ações.

As iniciativas vão decorrer nas escolas, na biblioteca municipal, no museu de Artes Decorativas, no teatro Sá de Miranda, entre outros espaços da cidade.