Altominho.tv

Câmara de Caminha reforça apoio às IPSS

A Câmara Municipal de Caminha reforçou este ano o apoio às IPSS do concelho, atribuindo um subsídio global de 44 mil euros, para além de auxílios diversos, materializados em função das caraterísticas e das necessidades de cada instituição.

Para o presidente da Câmara, além do apoio, esta é uma forma valorizar as IPSS do concelho de Caminha e vem ao encontro da política seguida nos últimos anos. As IPSS, sublinha Miguel Alves, “fazem um trabalho fantástico na promoção da coesão social e da valorização das pessoas. Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal tem feito um esforço para apoiar cada vez mais as instituições e, este ano, fomos ainda mais longe”.

Além do apoio financeiro, o município assume o pagamento do consumo de água, saneamento e resíduos das instituições, num investimento de vários milhares de euros. Também apoia vários eventos, assume o pagamento de transportes em determinadas situações, promove projetos comuns e, “este ano, decidiu atribuir um subsídio global de 44 mil euros que, não sendo tudo o que as instituições precisam, foi um apoio que sei que foi bem recebido e bem empregue”, diz Miguel Alves.

Porém, a intenção da Câmara é tornar as regras ainda mais transparentes e mais objetivas: “queremos que esse apoio seja mais sistematizado e adequado à realidade do concelho e das instituições e, por isso, temos por objetivo a elaboração de um regulamento que determine, com transparência e rigor, a forma e os tempos de financiamento municipal a estas instituições particulares de solidariedade social”, conclui Miguel Alves.