Altominho.tv

Corno de Bico acolhe Jornadas Micológicas no dia 9 de dezembro

Realizam-se, no dia 09 de dezembro, as Jornadas Micológicas do Corno do Bico organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica A Pantorra.

A X edição das Jornadas Micológicas do Corno do Bico, decorrerá no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA) e contempla, entre outras atividades, um passeio micológico orientado por especialistas, com o já tradicional piquenique onde será possível degustar as diversas propostas gastronómicas apresentadas pelos participantes, baseadas em cogumelos silvestres e de produção. Contará igualmente com uma oficina de identificação, catalogação e exposição das espécies recolhidas durante o percurso micológico.

Nesta edição decorrerá paralelamente um safari fotográfico, subordinado ao tema “Cogumelos e Fungos do Corno de Bico”.

As jornadas culminam com a tradicional ceia micológica, aberta ao público, em que os cogumelos silvestres são príncipes à mesa e prometem fazer as delícias da mico-gastronomia, durante a ceia desenvolve-se uma mostra das fotografias dos participantes no safari fotográfico.

No concelho de Paredes de Coura, associada à variedade de habitats, existe uma grande diversidade de espécies de cogumelos, tendo-se já catalogado cerca de 200 espécies ao longo da ultima década.

A diversidade de espécies incentivou o surgimento das Jornadas Micológicas do Corno de Bico desde 2009 com o objetivo de sensibilizar para a valorização dos recursos micológicos da Paisagem Protegida de Corno de Bico e, genericamente, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património natural e cultural do concelho de Paredes de Coura.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.