Altominho.tv

Jovem recebe prémio de melhor desenho de investigação

Chama-se Sara Soares e é natural de Ponte de Lima.
Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Saúde Pública da U.Porto, a jovem acaba de ser galardoada com o Prémio Santander Universidades Idea Puzzle®.
Esta iniciativa oferece todos os anos dois prémios de mil euros – um em Portugal e outro no estrangeiro – ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle®.
“O desenho de investigação premiado pelo Santander Universidades, na edição deste ano, em Portugal, visa compreender o modo como determinadas situações de adversidade na infância condicionam a saúde durante os primeiros anos de vida”.
“Atualmente, sabe-se que a exposição a situações de adversidade, como, por exemplo, a pobreza, violência (maus tratos e bullying) ou crescer em contextos de disfunção familiar estão associados a piores resultados em saúde. Esta adversidade pode afetar o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como determinados parâmetros biológicos, como os marcadores de inflamação e metabólicos que estão associados a maior probabilidade de doença na idade adulta”, explica Sara Soares. “No entanto, não se percebe ainda se a exposição à adversidade tem um efeito cumulativo ao longo da vida ou se, por outro lado, os seus efeitos são incorporados biologicamente logo no período da infância. E este é precisamente o objetivo da minha investigação”, acrescenta a jovem.
O seu projeto, que contou com a orientação de Sílvia Fraga, “vai utilizar informação dos participantes da Geração XXI, uma coorte de nascimento que acompanha mais de 8 mil crianças e as suas respetivas famílias, desde 2005, fazendo uso dos dados recolhidos durante os momentos da gravidez, do nascimento das crianças, e das avaliações que ocorreram aos 4, 7 e 10 anos de idade”, informou a instituição em comunicado.
O trabalho criado, permitiu à investigadora obter uma visão holística do seu projeto de investigação e “também considerar inúmeras questões filosóficas e conceptuais que, nesta fase inicial de implementação do projeto, não tinham sido ainda alvo de reflexão”.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é, desde 1911, uma das maiores instituições nacionais dedicadas à criação, difusão e aplicação de conhecimentos na área da Medicina.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • dépôt
  • pots
  • le type
  • rouage
  • jicamas
  • Oh! (narrative Positions)
  • Kulisse (narrative Positions)
  • Justine Læufer / the Curve (narrative Positions)
  • Isobel / Golden Hands Gallery (Hamburg)  (narrative Positions)