Altominho.tv

Subestação de Ponte de Lima reforça capacidade e segurança da rede elétrica nacional

Ponte de Lima acolhe uma nova infraestrutura estratégica para o sistema elétrico nacional, instalada nas freguesias de Navió e Vitorino de Piães, Cabaços e Fojo Lobal, e Friastelas, que vem reforçar a capacidade, a segurança e a fiabilidade da rede elétrica no Norte de Portugal, deu hoje nota a autarquia.

A nova Subestação de Ponte de Lima, construída pela REN – Redes Energéticas Nacionais, “constitui uma das componentes fundamentais da nova interligação elétrica a 400 kV entre Portugal e Espanha, contribuindo para aumentar a capacidade de intercâmbio de energia entre os dois países e para uma maior integração de produção proveniente de fontes renováveis”, pode ler-se no site do Município.

A autarquia adiantou ainda que a infraestrutura encontra-se em serviço desde 5 de dezembro de 2025, “assumindo já um papel relevante no reforço da rede de transporte de eletricidade e na preparação do sistema energético para os desafios da transição energética”.

O projeto, desenvolvido ao longo de cerca de três anos, representou um investimento de 26 milhões de euros na construção da Subestação de Ponte de Lima, integrada num investimento português superior a 70 milhões de euros associado à nova interligação elétrica com Espanha.

Esta é “uma infraestrutura de referência para o reforço da rede elétrica nacional e para a valorização estratégica do território, contribuindo para um sistema energético mais robusto, interligado e preparado para o futuro”.

Fotografia: Município de Ponte de Lima