A Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) contestou hoje o anunciado encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos de Darque, em Viana do Castelo.
“Este é um erro estratégico da Administração da Caixa Geral de Depósitos que só pode revelar um profundo desconhecimento da região onde a referida agência está inserida”, lê-se num comunicado da AEVC enviado à Altominho TV.
Esta decisão, segundo a AEVC, “traduz-se no anacronismo de encerrar uma agência que está inserida numa das zonas mais desfavorecidas, infoexcluídas e envelhecidas da cidade de Viana do Castelo”.
A associação sublinha que “o grave reflexo desta gestão incoerente está no completo alienamento relativamente às alternativas que a CGD vai deixar à população residente naquela área de intervenção, oferecendo-lhes como ‘alternativa’ a gestão online das suas contas ou a utilização da agência CGD mais próxima, situada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, que para além de ficar a cinco quilómetros de distância, possui evidentes dificuldades de estacionamento”.
“Como será de fácil compreensão, esta ‘migração’ de clientes vai agravar os já elevados tempos de espera da agência CGD da Avenida”, acrescenta.
A presença da CGD em Darque, explica a associação, “serve nove freguesias vianenses e uma população de cerca de 30 mil cidadãos” num raio de 10 quilómetros, o que torna esta medida “ainda mais incompreensível”.
Para a AEVC, que representa um conjunto de associados que usufruem dos serviços prestados por aquela agência da CGD, “esta decisão é tomada ao arrepio de qualquer noção de interesse e serviço público, fragilizando uma das regiões empresariais mais dinâmicas e resilientes que tem o privilégio de representar”.
Os representantes de nove freguesias da margem esquerda do rio Lima e o presidente da Câmara de Viana do Castelo já garantiram também que “tudo” irão fazer para evitar o encerramento do balcão de Darque.
A CGD vai fechar cerca de 70 agências este ano, a maioria já este mês, e entre os encerramentos previstos está a agência de Darque.










