Altominho.tv

Viana do Castelo investe 1,87 ME em eficiência energética em piscinas e pavilhões

A Câmara de Viana do Castelo adjudicou hoje, por 1,87 milhões de euros, as empreitadas de beneficiação e promoção da eficiência energética em três piscinas e três pavilhões municipais.

A decisão foi tomada na reunião ordinária do executivo municipal, com a abstenção do Chega.

As obras na piscina municipal do Atlântico foram adjudicadas por 367.880 euros. Em Barroselas, a empreitada ronda os 560.071 euros. A empreitada na piscina Frederico Pinheiro terá um custo de 539.779 euros.

Estas três intervenções têm prazo de execução de 180 dias.

Nos pavilhões municipais David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo vão ser investidos 400.002 euros, com um prazo de execução de 270 dias (cerca de nove meses).

Também na reunião de hoje, a câmara aprovou, por unanimidade, isentar de taxas uma empresa têxtil que vai aplicar 350 mil euros em novas tecnologias e energias renováveis para reduzir custos de produção e competir com o mercado asiático.

A fábrica têxtil emprega, atualmente, 26 funcionários e tenciona “implementar novos métodos de trabalho, para criar mais cerca de 10 novos postos de trabalho”.

“Estando o mercado têxtil muito exposto ao asiático, com mão de obra baixa e condições de trabalho precárias, as empresas portuguesas não têm qualquer possibilidade de competir. O mercado em que insere a esta empresa, caracteriza-se por uma procura de um serviço de confeção de vestuário mais especializado, com peças de vestuário mais elaboradas, para tal é preciso criar condições para implementar novos métodos, melhorar condições para formação dos trabalhadores, para podermos ter preços que comportem os custos”.

A empresa vai recorrer aos “processos tecnológicos inovadores que estejam disponíveis ou com acolaboração com entidades do sistema científico ou tecnológico”.