Altominho.tv

IPVC desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador e gratuito, com expedições reais de cinco dias no Caminho de Santiago, juntamente com outros jovens da Galiza e de Portugal.

Durante cada expedição, os participantes têm acesso gratuito a alojamento, transporte, equipamento, atividades culturais e formação prática no terreno.

Ao longo do percurso, são ainda desafiados a documentar a sua experiência e aprendizagens através da produção de curtas-metragens.

No terreno, o PEGADAS irá envolver 120 jovens, distribuídos por 12 expedições, a decorrer até setembro. O programa combina formação online, divida em quatro módulos dedicados à Digitalização, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Pensamento Crítico.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e resulta de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo, a CIM do Alto Minho, a Universidade de Santiago de Compostela e o Politécnico do Porto, assim como do Clúster da Comunicación de Galicia e a Femxa.