Altominho.tv

GNR reforça vigilância e sensibilização na campanha Floresta Segura 2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), intensificou as ações no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, com a ativação, no dia 5 de maio, de 80 Postos de Vigia da Rede Primária, guarnecidos por 320 operadores.

Este esforço será ampliado em 29 de junho, com a entrada em operação de 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que contarão com mais 600 operadores.

O sistema de videovigilância florestal da GNR, atualmente composto por 147 câmaras, reforça a capacidade de monitorização em tempo real, complementando as ações de patrulhamento e sensibilização realizadas no terreno. Até ao dia 7 de maio, a GNR realizou 2.845 ações de sensibilização, alcançando mais de 55 mil pessoas, com foco na prevenção de comportamentos de risco e na promoção de medidas de autoproteção e uso responsável do fogo.

No âmbito das operações, 18 pessoas foram detidas, 14 delas em flagrante delito, e 136 suspeitos foram identificados. Os militares estão a percorrer as faixas de gestão de combustível nas freguesias prioritárias, georreferenciando terrenos com risco de incêndio e promovendo ações de sensibilização para que os proprietários realizem a limpeza até 31 de maio, evitando sanções a partir de 1 de junho. A Campanha Floresta Segura sublinha a importância da prevenção e da proteção de pessoas e bens, com a GNR reafirmando o compromisso com a segurança ambiental e florestal.

A GNR disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias e esclarecimentos, reforçando a sua missão de preservação da natureza e proteção do ambiente.