Altominho.tv

Portugal conquista quatro medalhas e assegura novos apuramentos nos Olympic Hopes

A Seleção Nacional fechou esta sexta-feira, dia 18 de setembro, com quatro medalhas — uma de ouro, duas de prata e uma de bronze — nos Olympic Hopes, em Bratislava, numa jornada que terminou também com novos apuramentos para as fases seguintes das provas de 500 metros.

O primeiro pódio do dia chegou através de Santiago Campos (Clube Náutico de Ponte de Lima) , que venceu a Final A de K1 1000 metros Masculino 15, com o tempo de 3:52,184, garantindo a medalha de ouro para Portugal. 

Seguiu-se um duplo pódio português no K2 500 metros Masculino 15-16. Santiago Campos e João Ferreira  (Clube Náutico de Crestuma) terminaram na segunda posição, com 1:38,611, conquistando a medalha de prata, enquanto Daniel Silva (Clube Náutico de Prado) e Gonçalo Silva ( Clube Náutico de Fão) foram terceiros, com 1:39,211, e arrecadaram o bronze. 

No setor feminino, Laura Macedo (Clube Náutico de Prado) e Inês Marques (GCDR de Gemeses) acrescentaram nova prata ao resultado português. A dupla terminou a Final de C2 500 metros Feminino 15-16 na segunda posição, com 2:09,244, a apenas 0,640 segundos da embarcação húngara vencedora. 

Com estes resultados, Portugal somou três pódios ao longo do dia e quatro embarcações medalhadas, numa competição dedicada aos jovens talentos da canoagem internacional.

Ainda nas finais desta sexta-feira, Laura Craveirinha (Clube de Canoagem de Amora) e Ana Gabriela Sá (GCDR de Gemeses) terminaram a Final B de K2 500 metros Feminino 15-16 na oitava posição, com 2:00,568.

A jornada da tarde trouxe também novos apuramentos portugueses. João Ferreira venceu a sua eliminatória de K1 500 metros Masculino 16, com 1:50,241, garantindo a passagem às semifinais. 

Em C1 500 metros Masculino 16, Dinis Oliveira (Douro Canoa Clube) foi quarto na sua série, com 2:09,608, resultado que lhe permitiu avançar para a semifinal. 

Também Inês Marques segue em prova no C1 500 metros Feminino 16, depois de terminar a eliminatória na quinta posição, com 2:25,467, assegurando presença na semifinal. 

Já Laura Macedo fechou o dia com nova vitória na sua série. A atleta portuguesa venceu a eliminatória de C1 500 metros Feminino 15, em 2:21,684, garantindo acesso direto à Final A. 

A competição prossegue no sábado com João Ferreira, Dinis Oliveira e Inês Marques nas semifinais dos 500 metros e Laura Macedo já com lugar assegurado na Final A.

De tarde, entram também em competição os K4 portugueses masculino e feminino.

Fotografia: Federação Portuguesa de Canoagem