Altominho.tv

Caminha Medieval começa amanhã

A partir desta quarta-feira, dia 22 de julho, o Centro Histórico de Caminha vai transformar-se num cenário da Idade Média para mais uma edição da Caminha Medieval.

Este é um dos maiores eventos de recriação histórica do Alto Minho, este ano subordinado ao tema “Das Terras do Norte às Rotas do Mar”. 

Durante cinco dias, “a vila regressa ao tempo de D. Dinis, recriando o ambiente das antigas feiras e o intenso movimento comercial que marcou a história de Caminha, outrora importante ponto de encontro entre os caminhos terrestres do Norte e as rotas marítimas atlânticas”, deu nota o Município.

“Está tudo a postos para acolher os milhares de visitantes esperados. O mercado medieval contará com mercadores alimentares e não alimentares, artesãos e mestres de ofício, apresentando propostas tão diversas como artesanato em couro, cutelaria, brinquedos em madeira, bijuteria, chás, especiarias e muitos outros produtos inspirados na época medieval. A animação permanente, os acampamentos militares, os ofícios medievais, os torneios, as exibições de aves de rapina e os espetáculos de fogo prometem animar a visita de todos aqueles que passarem por Caminha”, disse ainda a Câmara de Caminha.

A abertura oficial acontece amanhã, quarta-feira, às 18h00, com a abertura das portas do burgo e animação musical medieval pelas ruas da vila. Ao longo da tarde e da noite, o público poderá assistir a desfiles de cavaleiros, demonstrações de cetraria, animação de rua, torneios medievais e diversos espetáculos temáticos. 

Um dos momentos mais aguardados da jornada inaugural vai ter lugar às 22h00, com o Cortejo Régio de D. Dinis e da sua Corte, que sairá da Igreja Matriz e percorrerá as artérias da feira medieval, transportando visitantes e participantes para a época do monarca que marcou profundamente a história de Caminha. O cortejo promete encher as ruas de cor, música, personagens e simbolismo, constituindo um dos pontos altos desta edição. 

A noite prossegue com um novo torneio medieval e culmina com o espetáculo de fogo”Ritualis Ignis”, encerrando o primeiro dia de festa com um momento de grande impacto visual.

Até domingo, o Centro Histórico será palco de centenas de momentos de animação e recriação histórica.

Fotografia: Município de Caminha