Altominho.tv

Ação de sensibilização “Vamos falar sobre demência…” agendada para a Freguesia de Cerveira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove, na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, a segunda ação de sensibilização “Vamos falar sobre demência…”, integrada no Plano de Ação da Rede Social para 2026.

A iniciativa “tem como principal objetivo sensibilizar e informar a comunidade para a temática das demências, contribuindo para o aumento da literacia em saúde e para uma melhor compreensão dos desafios associados a estas patologias”, deu hoje nota o Município.

A ação pretende, igualmente, “promover a partilha de conhecimentos e experiências, esclarecendo dúvidas relacionadas com os sinais de alerta, o diagnóstico, o acompanhamento e as estratégias de apoio às pessoas diagnosticadas e às respetivas famílias e cuidadores”.

Num contexto marcado pelo envelhecimento da população e pelo aumento do número de casos associados às demências, torna-se “fundamental promover momentos de reflexão e de proximidade junto da comunidade, reforçando a importância da deteção precoce, da intervenção especializada e do apoio às famílias e cuidadores informais”, disse ainda a autarquia.

A sessão vai contar com a participação de Patrícia Martins, psicóloga do Gabinete Municipal de Psicologia, Isabel Bacelar, enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade Saúde em Movimento do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira, e de Maria Manuela Brito, enfermeira com especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica, que vão abordar diferentes perspetivas relacionadas com a saúde mental, os cuidados de saúde e o acompanhamento das pessoas com demência.

A ação dirige-se à comunidade em geral, sendo especialmente destinada a familiares, cuidadores informais, profissionais das áreas social e da saúde e a todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre a demência e os desafios associados ao envelhecimento.

Trata-se da segunda sessão promovida no concelho dedicada a esta temática, depois da realizada, em novembro de 2025, na Freguesia de Loivo.

A iniciativa tem lugar pelas 18h30, na Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira.

Fotografia: DR