A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira garantiu cerca de 1 milhão de euros para as obras de requalificação do Centro de Saúde local, com prazo limite de conclusão para junho de 2026.
A cerimónia de assinatura do contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR decorreu, esta sexta-feira, na sede da CCDR-N, com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida.
Rui Teixeira, Presidente da Câmara Municipal, assegura que vai “continuar a pugnar, junto da tutela, por mais e melhores respostas à população cerveirense no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários”.
O autarca classifica a intervenção financiada como “uma urgência, proporcionando melhores condições tanto aos profissionais de saúde quanto aos utentes, garantindo um acesso a cuidados de saúde de qualidade, num ambiente moderno e acessível”.
Os trabalhos previstos resultam de uma candidatura conjunta da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, envolvendo os dez municípios do Alto Minho, e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E, para os ‘Cuidados de Saúde Primários’, com o propósito de intervir ao nível da eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade e promover a segurança e o conforto de utentes e profissionais.
Além de qualificar e adaptar as instalações e os equipamentos do Centro de Saúde aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde, a intervenção a executar visa ainda corrigir assimetrias regionais e locais.
De sublinhar que este investimento de 1ME para a beneficiação do Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira integra um plano do Governo mais alargado de 196,7ME do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para construção de novos centros de saúde e requalificação de estruturas existentes no Norte e Centro do país, num total de 193 projetos.