Altominho.tv

Filme Silêncio Divino vence Prémio PrimeirOlhar no festival cinema de Viana do Castelo

O filme “Silêncio Divino”, de Pedro Agostinho, venceu o Prémio PrimeirOlhar, no valor de 1.500 euros, atribuído pelo júri composto pelo fotógrafo João Mariano e o produtor João Trabulo, do Festival de Cinema de Viana do Castelo.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a organização dos Encontros/ Festival de Cinema de Viana do Castelo, que terminam hoje, explicou que o PrimeirOlhar é uma das duas seções competitivas do evento, tendo distinguido este ano a produção assinada pelo aluno da Escola Técnica de Comunicação (ETIC).

O PrimeirOlhar tem ainda o galardão PrimeirOlhar/Cineclubes, no valor de mil euros, atribuído pelo júri composto por Eva Ângelo, Sérgio António Vieira e Xabier Marqués Solla, que coube ‘ex-aequo’ a “Homem”, de Fábio Zilberman Muchno (aluno do curso DOC Nomads ERASMUS Mundus Joint Master Degree da Universidade Lusófona) e, ao filme “Uma Mulher do Género”, de Raquel Lima, aluna de mestrado em fotografia e Cinema, especialização em cinema documental e experimental da ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design.

O Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo, de homenagem à atriz, com um valor de 500 euros, foi entregue ao filme “Homem”.

Este galardão “foi atribuído pelo júri formado por estudantes de Cinema, Audiovisuais, Multimédia e Artes Ariadne Ferreira Neves, Asher Pereira de Magalhães, Bianca Batista Ferreira, Gonçalo David Lopes, Isabel Liyen Teo Mendes e Matilde Ribeiro Pereira”.

Eram elegíveis para a secção PrimeirOlhar “os documentários terminados entre maio de 2025 e março de 2026″, a que “podiam concorrer estudantes de Portugal e de outros países de língua oficial portuguesa e da Galiza, inscritos em Escolas de Cinema e de Audiovisuais, ou em cursos na área da Comunicação, e a participantes em cursos promovidos por outras entidades”.

Na secção AÇÃO.12! – Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, o júri composto por Cristian Silva, Laura Equi e Pedro Meneses, atribuiu o prémio de melhor filme de animação de alunos do primeiro ciclo a “Lugar de Perguntas”.

O trabalho foi realizado por alunos da Escola Básica das Antas, em Esposende, com orientação de Anilupa/Associação de Ludotecas do Porto.

O prémio de melhor filme de animação de alunos do terceiro ciclo, foi atribuído a “Lumen”, que veio do Externato de Santa Clara, no Porto.

O filme “From the Start” recebeu o Prémio de melhor filme de animação do ensino secundário. O trabalho foi realizado por Filipe Teixeira, aluno da Escola Artística de Soares dos Reis, Porto.

O prémio de melhor filme de ficção, também do  ensino secundário, foi entregue a “Quimera”, de Alice Ferreira, aluna da Escola Artística de Soares dos Reis, Porto.

Cada um dos prémios AÇÃO.12! – Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar é constituído por um diploma e material destinado à produção audiovisual da escola, no valor de 700 euros.

Os Encontros / Festival de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Durante dez dias, a cidade de Viana do Castelo acolheu uma programação dividida em cinco eixos estratégicos: Investigação/Reflexão, Literacia Cinematográfica, Competição, Indústria e Cinema e Outras Artes.

Este ano, o festival contabilizou cerca de cinco mil espectadores em sala e cerca de mil participantes nas demais atividades.

Fotografia: Encontros de Cinema de Viana (Redes Sociais)