O superintendente Raúl Curva inicia funções na quinta-feira como comandante distrital de Viana do Castelo da Polícia de Segurança Pública, disse hoje fonte daquela força policial.
A designação para uma comissão de serviço pelo período de três anos foi publicada, na segunda-feira, em Diário da República (DR).
A fonte acrescentou que a anterior comandante, Maria dos Anjos Pereira, passou para a pré-aposentação.
O despacho, assinado pela ministra da Administração Interna, refere que a designação de Raúl Curva como comandante distrital da PSP “tem efeitos a 12 de fevereiro, quinta-feira”.
O comando distrital, que tem como segundo comandante o intendente Leonardo Cunha, tem um efetivo de cerca de 200 agentes, distribuídos por Viana do Castelo e Ponte de Lima.
Raúl Jorge Caetano Curva, que anteriormente desempenhou as funções de segundo comandante de Viana do Castelo, tem 51 anos e é licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.
A sua formação profissional inclui diversos cursos na área da segurança, defesa e proteção civil, e é coautor do Manual de Tática das Forças de Segurança II, publicado no Instituto Médio de Ciências Policiais, em Angola.
Como formador, exerceu atividade no curso de formação de guardas da PSP (1998), no curso de formação de oficiais em Moçambique (2002/2003) e no curso de formação de oficiais em Angola (2007).
Desempenhou diversos cargos e funções ao longo da sua carreira profissional como comandante de esquadra (Belém e Expo 98) no Comando Metropolitano de Lisboa, comandante da esquadra, comandante da secção de investigação criminal, chefe de área de apoio, chefe da área operacional e 2.º comandante do Comando Metropolitano do Porto.
Foi ainda na ONU assessor do Ministro do Interior de Timor-Leste e chefe do Departamento de Operações da Polícia das Nações Unidas em Timor-Leste.
Tem vários louvores e condecorações nacionais e estrangeiros.










