Altominho.tv

Município de Caminha adquire nova viatura elétrica para apoio à recolha de biorresíduos

O município de Caminha adquiriu uma nova viatura elétrica para apoio à recolha de biorresíduos, no valor de 68 mil euros (acrescido de IVA). A aquisição resulta de uma candidatura apresentada ao programa RecolhaBio do Fundo Ambiental, que visa financiar projetos municipais de recolha seletiva de biorresíduos.

Para além da nova viatura elétrica, o projeto, com um investimento previsto de cerca de 125 mil euros, permitiu ainda a aquisição de contentores para deposição de resíduos verdes e equipamentos de apoio à recolha de resíduos orgânicos.

“Constitui um contributo para a valorização dos resíduos enquanto recursos, promoção da economia circular, para a diminuição dos resíduos em aterros sanitários, a redução de gases com efeito de estufa, e ainda consciencialização dos cidadãos para o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos”, deu nota a autarquia.

No âmbito dos investimentos na área da recolha seletiva de resíduos, o município de Caminha está ainda a executar o projeto Rede de Recolha Seletiva de Resíduos no concelho de Caminha, financiado pelo programa NORTE2030, com um investimento previsto de 624 mil euros.

Ainda no âmbito deste projeto, está prevista a aquisição de duas viaturas elétricas adicionais para recolha de bioresíduos, compostores comunitários e biotriturador de resíduos verdes, ecocentros móveis, equipamentos de contentorização, equipamentos de deposição de resíduos de construção e demolição, e ainda campanhas de comunicação e sensibilização destinadas a promover a prevenção na produção de resíduos, a preparação para a reutilização e reciclagem e o desvio de aterro.