O Município de Valença assinalou ontem, 13 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino, com uma receção especial a todos os caminheiros que passaram pela Loja de Turismo, situada na Fortaleza.
Como forma de marcar a data, cada peregrino recebeu uma pulseira azul com a inscrição “Valença sem Fronteiras – Este é o Caminho”, símbolo da identidade valenciana e da ligação ao Caminho de Santiago.
Os peregrinos foram ainda brindados com um saquinho de “Biscoitas Milhas de Valença”, doce tradicional com origem no antigo Convento do Bom Jesus, onde as freiras Clarissas criaram esta receita conventual que hoje representa um dos sabores mais característicos do concelho.
Valença é um dos locais de maior relevância no Caminho Português para Santiago, cruzamento entre os percursos Central, da Costa e das Torres. Atravessar o concelho é viver uma experiência única: entre o rio Minho e a ponte internacional que une Portugal e Espanha, o peregrino encontra uma paisagem de fé, património e história, com a Fortaleza de Valença de um lado e a Catedral de Tui do outro.










