Altominho.tv

Vianense Flávio Cruz conquista dez prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo 

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi o grande vencedor da mais recente edição do Finisterra Brasil – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com dez prémios atribuídos a três das suas obras, incluindo o Grande Prémio do Festival.

O festival  teve lugar em Porto Seguro, no Brasil, e reuniu cerca de 133 filmes de 30 países, com um painel internacional de 14 jurados de oito países diferentes.

Flávio Cruz competiu com as obras “Mãos da Romaria”, filme promocional da Senhora d’Agonia 2024, que conquistou dois prémios; “Cantadeiras do Vale do Neiva”, documentário sobre a tradição oral do Vale do Neiva, que venceu um prémio; e “Vira do Minho”, videoclipe produzido para o grupo Viana D’Arcus, distinguido em sete categorias, entre as quais o Galardão principal do evento.

Este reconhecimento internacional reforça o percurso de Flávio Cruz como realizador dedicado à valorização do património imaterial, da identidade local e da cultura popular portuguesa.

Em 2024, já tinha sido distinguido com o 2º lugar, na categoria Religião, com o filme promocional da Romaria d’Agonia 2023. Um ano depois, regressou ao Brasil para conquistar o Grande Prémio do Festival, num total de dez distinções atribuídas aos seus filmes, das 20 categorias em competição.