No dia 21 de junho, Arcos de Valdevez acolheu a nona edição do Torneio Internacional de Touch Rugby: ArcosTouch.
Este, que é o maior torneio internacional de Rugby em Portugal, teve este ano um recorde de clubes participantes e decorreu com jogos simultâneos em quatro campos, distribuídos pelo Estádio de Rugby e Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
O torneio foi disputado em duas categorias: seis equipas no “Mixed Open” (obrigatório ter o mesmo número de atletas femininos e masculinos em campo) e 12 equipas no “Open All” (sem restrições).
O Torneio teve a participação de equipas de norte a sul de Portugal, com destaque para a presença de três Seleções Nacionais Portuguesas (B18, X30 e M50) que preparam a sua participação em competições internacionais na Irlanda e Escócia em agosto deste ano.
De fora do país estiveram presentes equipas inglesas e espanholas.
Na final do “Mixed Open” venceu a experiente equipa da Universidade de Nottingham.
Nesta categoria venceram o prémio de melhor atleta feminino Sara Silva (Invictus/Tondela) e masculino Tom Penniceard (Nottingham University).
No “Open All” a final disputou-se entre duas equipas Lisboetas. O Clube de Rugby São Miguel e os Origi (uma equipa constituída por atletas de diferentes clubes da capital).
Os Origi sagraram-se vencedores do torneio e levaram também para casa o prémio de melhor jogador masculino para João Farinha.
Já a melhor jogadora feminina foi Rochelle dos Warlingham Wildcards (Inglaterra).
Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios o presidente da autarquia arcuense, Olegário Gonçalves, a vereadora Emília Cerdeira, o presidente da Junta da União de Freguesia de Salvador, Vilafonche e Parada, Rui Aguiam.
Estiveram também presentes o Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves e o Deputado da Assembleia da República, José Lago.
Marcou também presença, como habitual, o presidente da Associação Touch Rugby Portugal, Eduardo Seabra, bem como os diretores dos clubes Arcuenses (Clube de Rugby os Garranos e CRAV).
Como já vem sendo tradicional as equipas fantasiaram-se para o tradicional Jantar de São João em pleno largo da Valeta e a festa prolongou-se por toda a noite.
O ArcosTouch, que teve a sua primeira edição em 2015, “tem como objetivo, para além do desporto, dar a conhecer aos visitantes portugueses e estrangeiros, as maravilhas naturais, culturais e gastronómicas da região, tendo cativado centenas de visitantes ao longo dos anos”, deu hoje nota a autarquia.










