Altominho.tv

Valença celebra a Semana da Interculturalidade

A edição de 2025 da Semana da Interculturalidade, em Valença, oferece uma série de atividades com o objetivo de promover a integração e a sensibilização para as diversidades culturais. 

Entre os dias 7 e 26 de abril, a Biblioteca Municipal de Valença será o palco de várias iniciativas nesse âmbito. Assim, destacam-se a exposição fotográfica “Um Só Mundo, Muitos Olhares”, que reúne o trabalho de três fotógrafos. As imagens de António Fortuna, Olhar D’um Minhoto e ArtenoBásico, de Daniel Vaz, capturam “a essência da humanidade, com reflexos de diferentes expressões culturais e emocionais que nos unem.”

Será também realizada uma sessão de leitura de poesias “Versos que Transcendem Fronteiras”, outra atividade integrada no programa. Decorrerá no dia 11 de abril, às 21h00, apresentada pelo Grupo de Teatro Amador VerdeVejo e pela professora Rosa Ribeiro, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença. Trata-se de um convite para se ouvir poemas de autores conceituados, de vários cantos do mundo e em várias línguas. 

Além disso, conta também com a projeção do documentário “MOHSIN”, no dia 1 de abril, que relata a história inspiradora de Mohsin, um refugiado iraquiano. A história, contada na primeira pessoa, homenageia a coragem daqueles que, forçados a abandonar seus países, lutam pela sobrevivência.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Valença, através do Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM), com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN). 

O Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM) está localizado no Pavilhão B, nas instalações dos Serviços de Ação Social do Município, na Avenida da Juventude. Os serviços podem ser acedidos presencialmente, ou através do telefone 251 806 045 e do e-mail integrate.valenca@gmail.com, informa a autarquia.