Altominho.tv

Caminha regista crescimento no número de dormidas no concelho

As mais recentes estatísticas do INE – Instituto Nacional de Estatística, relativas ao número de dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico por localização geográfica, mostram um crescimento exponencial em 2024 no concelho de Caminha, batendo-se todos os recordes.

O crescimento face a 2013 situa-se nos 158%. No ano passado, o concelho de Caminha registou um total de 121 333 dormidas e, entre os dez municípios do Alto Minho, Caminha é um dos quatro concelhos que ultrapassam a barreira das 100 mil dormidas, subindo para o terceiro lugar em termos absolutos, a uma curta distância de Ponte de Lima, na segunda posição a seguir a Viana do Castelo.

Para o presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, “estes valores traduzem uma notória trajetória de sucesso na indústria do Turismo, uma estratégia vencedora, e devem-se a uma sã parceria entre a autarquia e os empresários do setor. Estamos, sem dúvida, no bom caminho. A nossa economia cresce saudável e esta grande ‘parceria’, que junta poderes públicos, designadamente a Câmara Municipal, e os nossos empresários, os nossos empreendedores, funciona e dá bons frutos. O INE é uma fonte inquestionável e estamos muito satisfeitos por constatar, agora de forma oficial, um sentimento que já tínhamos”.

O concelho de Caminha é também a escolha de milhares de pessoas para a sua segunda habitação, uma procura que também tem subido, com franca dinâmica no setor imobiliário.

Sendo o Turismo a principal indústria do concelho de Caminha, o desenvolvimento impulsiona os demais setores da economia local, sendo o efeito transversal na economia local.

A análise mensal do INE aponta para números mais elevados no verão, com subidas significativas a partir de abril e até outubro, sendo o mês mais forte, ou seja, com maior número de dormidas, o de agosto, sendo que julho e setembro também registam uma taxa de ocupação bastante elevada.