Altominho.tv

No Dia Internacional da Mulher o IPVC acolhe encontro internacional sobre enfermagem

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo será palco do VII Encontro Internacional de História da Enfermagem. Com enfoque na enfermagem comunitária, a data do evento foi escolhida por forma de destacar a mulher enquanto elemento preponderante na profissão.

O evento, promovido pela Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem, nos dias 7 e 8 de março, destaca ainda o papel dos enfermeiros como “Guardiões” e sublinha a relevância da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e da própria cidade na formação e desenvolvimento da enfermagem comunitária.

Trata-se de um evento que procura aproximar as temáticas da saúde e da enfermagem em particular da sociedade em geral e dos municípios, entidades fundamentais na implementação de políticas de saúde comunitária.

A escolha da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) e da cidade de Viana do Castelo como anfitriãs do evento reflete “o reconhecimento do papel pioneiro da ESS-IPVC e do município no reforço e implementação das práticas de enfermagem comunitária. Viana do Castelo integra, desde a primeira hora, a Rede Nacional e Internacional de Cidades Saudáveis e tem sido um exemplo de apoio às práticas de intervenção comunitária na área da saúde”, começa por defender Carlos Louzada Subtil, membro da comissão organizadora do evento e antigo diretor e docente da Escola Superior de Saúde do IPVC.

Carlos Louzada Subtil destaca ainda a relevância do tema escolhido para este ano, afirmando que a enfermagem de saúde comunitária tem sido “um pilar fundamental nos cuidados de saúde”, garantindo proximidade, prevenção e resposta eficaz às necessidades das populações.

“Com este evento, queremos reforçar o papel dos enfermeiros como verdadeiros guardiões da saúde, inspirados na figura mitológica de Higeia, filha de Esculápio e símbolo da medicina preventiva.”, destaca.

O encontro ganha ainda um simbolismo especial ao decorrer nos dias 7 e 8 de março, uma vez que o dia 8 assinala duas datas emblemáticas: o Dia Internacional da Mulher, destacando a predominância feminina na profissão de enfermagem, e o dia de São João de Deus, patrono dos Hospitais, Docentes e Enfermeiros. A conjugação destas efemérides torna o encontro “uma oportunidade única para refletir sobre o papel histórico e atual da enfermagem na sociedade.”

O evento começa às 14h00 do dia 7 e conta com um programa vasto e diversificado. Entre as participações estará Bandeira Correia, professora jubilada e ex-diretora da ESS-IPVC, mas também docentes e investigadores nacionais, espanhóis e brasileiros. A conferência inaugural será da responsabilidade de Luís Graça, professor jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública.

Com a realização deste evento na Escola Superior de Saúde do IPVC, é reforçado o compromisso da Escola e do Politécnico de Viana do Castelo com a valorização da enfermagem comunitária, a investigação histórica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.