Altominho.tv

Proximidade do BUPi de Cerveira reconhecida a nível nacional

O serviço de Balcão Único do Prédio (BUPi) prestado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira foi distinguido, esta quinta-feira, com uma Menção Honrosa, na categoria de Proximidade. Organizada pela Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), a cerimónia de entrega dos Prémios BUPi 2023, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, contou com a presença doo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e dos técnicos municipais afetos ao projeto.

Com um balcão de atendimento na Câmara Municipal desde agosto de 2021, o BUPI de Vila Nova de Cerveira já georreferenciou 6460 matrizes. Para o autarca Rui Teixeira, “os números já registados e a distinção recebida corroboram a importância e o desempenho deste serviço ao apoiar pessoas com maior dificuldade na identificação dos limites de propriedade através de fotointerpretação, ou na utilização das ferramentas digitais disponíveis, além do compromisso conjunto na construção de um território mais sustentável e eficazmente ordenado”. A candidatura de Vila Nova de Cerveira a este prémio foi alavancada com um vídeo promocional “muito representativo do trabalho de proximidade e dedicado que os técnicos fazem no dia-a-dia, e que são a mais-valia deste serviço. Ao registo no balcão, há a deslocação ao terreno acompanhando os proprietários, para uma melhor celeridade do processo”, acrescenta Rui Teixeira.

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Os direitos de propriedade só ficam garantidos com o registo dos seus terrenos na conservatória do registo predial. O funcionamento é bastante simples, através de telefone ou no balcão de atendimento procede-se ao agendamento, de acordo com o número de matrizes que cada proprietário solicita. Diariamente um técnico habilitado do BUPi procede à georreferenciação in loco, na presença do proprietário/promotor que identifica os extremos da propriedade. Posteriormente, o proprietário/promotor desloca-se ao balcão para terminar o procedimento, de uma forma rápida, simples e precisa.

A entrega dos Prémios BUPi 2023, integrado na 17.ª edição do BUPi Envolve, reuniu técnicos habilitados, representantes municipais e outros intervenientes. Além da entrega de prémios, foram apresentados os resultados do estudo intercalar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que avaliou o impacto do BUPi na mitigação de riscos de incêndios. Dados nacionais, mais de 300 mil pessoas já identificaram e registaram gratuitamente as suas propriedades através do projeto BUPi.