Altominho.tv

Cerdal recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”

A freguesia de Cerdal, no concelho de Valença, recebe a segunda edição da tertúlia “Conversas na Feira”, este ano, tendo por tema “Entre Petiscos e Desgarradas!”.

A iniciativa tem lugar esta sexta-feira, dia 25 de outubro, às 21h00, na sede de “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal.

Este ano a temática versará sobre os petiscos tradicionais, uma marca das tasquinhas do certame, acompanhados dos vinhos novos da região que se provam nesta feira.

As tasquinhas são, também, ponto de encontro de tocadores de concertina, de cantadores ao desafio e de muitas desgarradas.

“O certame é, por si, um fervilhar de cultura popular desta raia luso-galaica, do cantar de improviso e do versejar, com palavras soltas, que perpetuam a memória e são uma das grandes marcas desta feira”, deu nota a Câmara de Valença.

A tertúlia irá contar com testemunhos da Comissão de Festas de São Bento, da Comissão de Festas de São Pedro da Torre, da Tasquinha “Quim Cachadinha” e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos “ de Cerdal.

A moderação da tertúlia fica a cargo do historiador Narciso Serra e do Pároco de Cerdal, Padre Gonçalo do Vale e conta, também, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira.

A tertúlia “será um espaço de conversa e debate aberto a todos os que se sintam interessados em explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização”.

A Feira Anual dos Santos de Cerdal está classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2023, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.

A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com caraterísticas únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular.

Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, Valença.